sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Projeto: a música no meio


Está a decorrer na Universidade de Aveiro um estudo sobre a prática coral em Portugal que envolve vários investigadores de diferentes países.
A participação neste inquérito é crucial para um bom conhecimento das especificidades e constrições que caracterizam esta prática cultural.
O estudo, que está a ser realizado no âmbito do projeto, procura compreender essa complexidade. Para tal, reúne investigadores de diversas áreas e explora um conjunto amplo de metodologias, entre as quais a aplicação de um inquérito a todos os grupos corais e maestros, a redação de biografias ou histórias de vida, e a realização de estudos de caso. A pesquisa compreende os grupos corais amadores em Portugal, excluindo deste âmbito aqueles cuja actividade principal se circunscreve à prática religiosa ou ao ensino formal de música. Abarca o período entre 1880, data da fundação do Orfeão Académico de Coimbra e 2014.
O Grupo Coral da Soalheira foi convidado a fazer parte deste estudo.  

O recenseamento dos grupos corais foi possível graças à colaboração das seguintes instituições:
  • Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)
  • Fundação INATEL
  • FENAMCOR- Federação Nacional Movimento Coral
  • ACAAL - Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa
  • Casa do Cante
  • Federação do Folclore Português. 
Em breve, poder-se-á ver os primeiros resultados deste estudo no site: http://musicanomeio.web.ua.pt

A música no meio: O canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
PTDC/EAT-MMU/117788/2010, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em curso no polo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança.

Nenhum comentário: