segunda-feira, 29 de abril de 2013

Poema litúrgico “A Eterna Vida do Mundo”




Inserido na Quadragésima 2013 - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, realizou-se, no dia 2 de março, às 21.30h, na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes, a leitura do poema litúrgico “A Eterna Vida do Mundo”, do compositor fundanense João Clemente, com a participação especial do Grupo Coral da Soalheira com direção do maestro Paulo Serra.

Partindo da tradição do canto dos Martírios durante a Quaresma propõe-se uma peça musical, dividida em três partes, que envolva as cantadeiras tradicionais num contexto musical contemporâneo. Na primeira parte parte-se do Antigo Testamento para realizar perguntas existenciais, estando o foco desta parte assente num sentido de desespero universal. A segunda parte foca-se no significado da Páscoa. A terceira parte será dedicada às várias “resoluções” que podemos encontrar em Cristo.

O protagonista, João Clemente, é um jovem compositor português com formação no campo da guitarra clássica, com diversos projetos ligados à improvisação, bandas sonoras para peças de teatro, curtas-metragens e composição moderna. 

                                                                                                                                                (http://www.rcb-radiocovadabeira.pt)

Salmo http://www.youtube.com/watch?v=EsYypI1meoA
Luz Estreio  http://www.youtube.com/watch?v=4QrXWgLUfhc

Nenhum comentário: