segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Historial

Fundado em Outubro de 1998, por iniciativa do cantor e compositor Arlindo de Carvalho, foi parte integrante dos Bombeiros Voluntários do Fundão/6ª Secção Soalheira, sendo actualmente um coro autónomo desde Maio de 2006.

Detém já um apreciável repertório de peças de índole religiosa e popular, em particular da Beira Baixa e do compositor Arlindo de Carvalho.

Em 1999 actuou pela primeira vez na festa de homenagem a Arlindo de Carvalho, em Soalheira.

Em 2000 actuou, com o grupo Intermezzo do Fundão e o Orfeão de Castelo Branco no lançamento do CD intitulado Hino a Timor, da autoria de Arlindo de Carvalho.

Em 2002 participou na missa do 75º aniversário dos B. V. Fundão celebrada pelo Padre Victor Melícias.

Tem sido solicitado a participar em eventos culturais e celebrações religiosas, em diversas localidades, assim como em encontros de coros no norte e centro do país.

Nos espectáculos que realiza em parceria com o cantor Arlindo de Carvalho, o coro tem actuado também com artistas de reconhecida fama, tais como: Carlos Guilherme, Alexandra, Lenita Gentil, Ilda de Castro, Maria do Ceo e o grupo galego Leilía.

Em Outubro de 2004 realizou o “Encontro de Coros da Soalheira”.

Em Abril de 2005, participou na gravação ao vivo do DVD em “Homenagem a Arlindo de Carvalho 75 anos”.

Foi convidado a participou na Celebração da Eucaristia Dominical (Domingo XVI do Tempo Comum), transmitida em directo pela TVI, da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça de Castelo Novo, Fundão.

Em Outubro de 2007, realizou um espectáculo comemorativo do 9º Aniversário do Grupo Coral da Soalheira, na Igreja Matriz de S. Lourenço, em Soalheira.

Em Novembro de 2007, participou num grande espectáculo no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, ao lado de Arlindo de Carvalho e de Maria do Ceu.

O seu próximo objectivo é gravar um CD, com temas originais da autoria do seu impulsionador.

É dirigido, desde a sua fundação, pela maestrina Ema Casteleira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já assisti a dois concertos do grupo coral da Soalheira e acho que a maestrina Ema está a fazer um trabalho extraordinário com as vozes da Soalheira. Parabéns e Felicidades para todos.
Conceição Oliveira

Anônimo disse...

Estimada Conceição
As suas palavras são muito gratificantes. De facto disse uma grande verdade, a Soalheira tem umas vozes lindas e umas pessoas extraordinárias. É a junção destes dois factores que surge essa harmonia de sons que o coro transmite a quem os ouve.
Muito obrigada pelo seu comentário.

Anônimo disse...

Olá
Não conheço o Grupo mas conheço a voz linda da Ana Filipa, por isso acredito tratar-se de um excelente grupo.
Continuação de bom trabalho...

Anônimo disse...

Estou a espera do cd ao que me parece vai ficar fixe, FELICIDADES BEIJOCAS para todos.