quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ema Casteleira

MAESTRINA

Ema Casteleira é actualmente directora musical do Orfeão de Castelo Branco, no qual se iniciou como orfeonista aos 13 anos de idade e do Grupo Coral de Soalheira.

Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, concluiu o Curso Superior de Canto, no Conservatório Regional de Castelo Branco. Obteve Licenciatura em Música – variante Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Profissionalização – Via Vocacional do Grupo de Formação Musical, no Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Aveiro.

Periodicamente frequenta cursos de formação profissional no âmbito da Direcção Coral e Instrumental, da Formação Vocal e da Pedagogia Musical, quer no país quer no estrangeiro, com professores de comprovado renome.

Fez parte da Orquestra Juvenil do Conservatório Regional de Castelo Branco e do Coral Sinfónico de Portugal.

Dirigiu o Coro Infantil da Universidade Aberta do Fundão.

Em 1998 foi fundado o Grupo Coral dos B. V. de Soalheira e a convite do músico e compositor Arlindo de Carvalho, assumiu a sua direcção musical.

Em 2000 foi convidada a participar num Encontro de Coros e Orquestras de toda a Europa, na Holanda, em homenagem ao pedagogo, músico e maestro, Pierre Van Hauwve.

No mesmo ano, recebeu uma menção honrosa do Conservatório Regional de Castelo Branco pelo seu excelente desempenho profissional.

Actualmente, lecciona na Universidade Sénior Albicastrense e no Conservatório Regional de Castelo Branco, no qual foi coordenadora do Programa “Crescer com a Música”. Paralelamente integra a Comissão de Acompanhamento Pedagógico das Actividades Extra Curriculares do 1º. Ciclo do Ensino Básico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente senhora!
Desejo que continue connosco por muitos e longos anos. Este projecto é muito bonito, porque com a genuinidade das nossas vozes, consegue-se fazer um trabalho de qualidade, de amizade e de amor. Obrigada por tudo Ema.
Um abraço.