sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Projeto: a música no meio


Está a decorrer na Universidade de Aveiro um estudo sobre a prática coral em Portugal que envolve vários investigadores de diferentes países.
A participação neste inquérito é crucial para um bom conhecimento das especificidades e constrições que caracterizam esta prática cultural.
O estudo, que está a ser realizado no âmbito do projeto, procura compreender essa complexidade. Para tal, reúne investigadores de diversas áreas e explora um conjunto amplo de metodologias, entre as quais a aplicação de um inquérito a todos os grupos corais e maestros, a redação de biografias ou histórias de vida, e a realização de estudos de caso. A pesquisa compreende os grupos corais amadores em Portugal, excluindo deste âmbito aqueles cuja actividade principal se circunscreve à prática religiosa ou ao ensino formal de música. Abarca o período entre 1880, data da fundação do Orfeão Académico de Coimbra e 2014.
O Grupo Coral da Soalheira foi convidado a fazer parte deste estudo.  

O recenseamento dos grupos corais foi possível graças à colaboração das seguintes instituições:
  • Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)
  • Fundação INATEL
  • FENAMCOR- Federação Nacional Movimento Coral
  • ACAAL - Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa
  • Casa do Cante
  • Federação do Folclore Português. 
Em breve, poder-se-á ver os primeiros resultados deste estudo no site: http://musicanomeio.web.ua.pt

A música no meio: O canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
PTDC/EAT-MMU/117788/2010, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em curso no polo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

FEIRA DO QUEIJO da Soalheira



A edição da Feira do Queijo da Soalheira 2013 é a porta de entrada da Grande Rota da Transumância na paisagem protegida da Serra da Gardunha. Um evento onde o principal produto gastronómico da transumância, o queijo, é o rei da festa.
A Feira do Queijo da Soalheira é convite à descoberta desta iguaria gastronómica no seu estado mais puro ou recriado em novos pratos e experiências gastronómicas. Um convite às experiências da feitura e provas do delicioso Queijo, reconhecido como o Melhor do Mundo, pelas conhecidas revistas Vanity Fair e Wine Spectator.

Como não podia deichar de ser o Grupo Coral da Soalheira marcará presença, sábado pelas 21:30.
Deixamos aqui também o programa para que possa disfruar deste prazer gastronómico e cultural.

PROGRAMA
3 de Maio | Sexta-feira
19h00 
Inauguração
Rancho Folclórico da Soalheira e Grupo de Bombos de Alcongosta

4 de Maio | Sábado
11h00
Chegada da Grande Rota da Transumância (8H30: Lardosa > Soalheira)
Animação e Passagem do Rebanho
14H30 
Grupo de Pifareiros
Grupo de Bombos do Souto da Casa
15h00
Tosquia tradicional
16h00 > 20h00 
As Papalvas (Teatro Aquilo)
21h30
Grupo Coral da Soalheira

22h30
Concerto Velha Gaiteira
 
5 de Maio | Domingo
09h00 
GRANDE ROTA DA TRANSUMÂNCIA: Percurso da Pastorícia / Campos da Soalheira
Os rebanhos das quintas do sopé da Gardunha oferecem um percurso circular de vivências e experiências da vida pastoril. A oferta do contacto real com a vida do pastor, da ordenha à feitura do queijo e do pastoreio à tosquia culminado num “Almoço à Pastora” preparado em panelas de ferro por um Chef. (Descobrindo / Gardunha 21)

14h30 às 18h00 
Bombos de Lavacolhos e Grupo de Pifareiros
17h00 
Rancho Folclórico da Soalheira.
18h00 
Grupo de cantares “Os Rosmaninhos”


 


Poema litúrgico “A Eterna Vida do Mundo”




Inserido na Quadragésima 2013 - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, realizou-se, no dia 2 de março, às 21.30h, na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes, a leitura do poema litúrgico “A Eterna Vida do Mundo”, do compositor fundanense João Clemente, com a participação especial do Grupo Coral da Soalheira com direção do maestro Paulo Serra.

Partindo da tradição do canto dos Martírios durante a Quaresma propõe-se uma peça musical, dividida em três partes, que envolva as cantadeiras tradicionais num contexto musical contemporâneo. Na primeira parte parte-se do Antigo Testamento para realizar perguntas existenciais, estando o foco desta parte assente num sentido de desespero universal. A segunda parte foca-se no significado da Páscoa. A terceira parte será dedicada às várias “resoluções” que podemos encontrar em Cristo.

O protagonista, João Clemente, é um jovem compositor português com formação no campo da guitarra clássica, com diversos projetos ligados à improvisação, bandas sonoras para peças de teatro, curtas-metragens e composição moderna. 

                                                                                                                                                (http://www.rcb-radiocovadabeira.pt)

Salmo http://www.youtube.com/watch?v=EsYypI1meoA
Luz Estreio  http://www.youtube.com/watch?v=4QrXWgLUfhc

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Festival “+ Música”


Fundão: Festival “+ Música”

A Academia de Música e Dança do Fundão, com o apoio do Município, realizou nos dias 25, 26 e 27 de Maio de 2012, o Festival “+ Música”, num conjunto de espetáculos realizados por toda a cidade.
Este festival, integrado nas comemorações do 15º aniversário desta academia pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Fundão, pretendeu explorar e mostrar as mais diversas vertentes da música como forma de expressão artística, celebrando a música ao longo de três dias, numa oferta de muitas e variadas músicas, tais como música de câmara, bombos, recitais, bandas pop, orquestras, coros, bandas filarmónicas, entre outros.
O público pôde assistir a diversos espetáculos, em diversos palcos, de acordo com o seguinte programa:

Sexta-feira, 25
21:00h   Abertura oficial
21.30h   Kaleidos Ensemble (Mclean, Piazzola) – Salão Nobre da Câmara Municipal

Sábado, 26
14.30h   Arruada pelos grupos de Bombos da Fatela, Donas, Alcaide, Capinha e Souto da Casa (Zona Antiga - Fundão)
15.30h   Concerto com o Grupo Coral da Soalheira e o Coro Intermezzo – Igreja Matriz do Fundão
17.00h   Quarteto de Flautas – Foyer d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes
17.30h   Duo “a Capriccio” - Dueto de Violino e Piano – Auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes
18.00h   Grupo Musical Hipotética – Sala de Exposições d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes
21.30h   Recital de Piano pela pianista Luísa Tender – Auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes

Domingo, 27
11.00h   Arruada pela Banda Filarmónica Silvarense (Zona Antiga - Fundão)
15.00h   Concerto pela Banda Filarmónica Silvarense – Praça do Município
17.00h   Orquestra de Guitarras – Sala de Exposições d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes
18.00h   Loco Trio (Acordeão, Flauta e Clarinete) – Sala de Exposições d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Homenagem da Santa Casa da Misericórdia


O Grupo Coral da Soalheira vem por este meio informar do CONVITE feito pela Direcção da Santa Casa da Misericórdia da Soalheira em nome do Sr. Provedor António José Rolão Vaz, a todos os Soalheirenses e habitantes da Soalheira, para a realização de uma Homenagem ao Sr. Engenheiro Maurício Vieira de Brito, Grande Benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Soalheira, pela construção do Bairro Social. A homenagem terá lugar no dia 12 de Novembro de 2011 no Salão da Misericórdia.

Programa:

15:00 - Actuação do Grupo Coral de Soalheira
16:00 - Actuação do Rancho Folclórico de Soalheira
17:00 - Lanche

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Concerto de Abertura da Campanha - Azeite 2011

O Grupo Coral da Soalheira tem a honra de anunciar que iremos estar presentes na Abertura da Campanha do Azeite/2011, convite realizado pela Confraria do Azeite.

Dia 19 de Novembro de 2011, às 21h no Casino Fundanense no Fundão.

Mais informações em: http://www.confrariadoazeite.pt

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma Vida de Canções


Na noite de 22 de Outubro de 2011, pelas 21:30 deu-se início a um belíssimo espectáculo intitulado: "Uma Vida de Canções" com o nosso querido Professor Arlindo de Carvalho, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco.


O espectáculo tinha como referência a vida musical do compositor e cantor contadas na primeira pessoa, onde dos pequenos momentos, às épocas e às situações vividas se foram percebendo os motivos e causas que lhe fizeram sentir a necessidade de se fazer ouvir para além dos seus sentimentos.


O Professor Arlindo, como carinhosamente o chamamos não quis deixar de ter consigo alguns amigos para melhor contar a sua história. A encantadora Luísa Bastos, o Grupo Coral da Soalheira e os seus músicos que sempre o acompanham em ocasiões como esta.

O espectáculo teve inicio com o Grupo Coral da Soalheira onde entoou quatro peças do Professor Arlindo: Soalheira Linda Vila, Prece, Ai Marotos Olhos Pretos e Cova da Beira.



Seguidamente chegou o grande momento que todos esperavam, a presença e a voz de Arlindo de Carvalho.
Luísa Bastos fez uma segunda parte do espectáculo com a sua voz e claro sempre com temas do Professor Arlindo.
Para terminar o espectáculo regressou ao palco para inebriar e se inebriar com aplausos e aclamações de alegria de quem veio apreciar este fabuloso espectáculo.



Bem haja pela sua amizade, Professor!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontro de Coros Tortosendo 2011


No passado dia 9 de Outubro de 2011 o Grupo Coral da Soalheira participou no Encontro de Coros organizado pelo Orfeão LAT do Tortosendo onde também esteve presente a sociedade filarmónica Euterpe Meia Viense e o Grupo Coral Meia Viense.

No final estivemos em agradável confraternização.
Obrigada pelo convite e até sempre!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chocalhos 2011


O Grupo Coral da Soalheira esteve em mais um edição dos CHOCALHOS - Festival Dos Caminhos Da Transumância em Alpedrinha.

Na noite de Sábado, pelas 21h, na Casa do Pátio mais um grande momento se instalou e se fez ouvir a musica tradicional portuguesa em especial do nosso querido compositor Arlindo de Carvalho, que também com muito carinho nos acompanhou.

Um agradecimento à Câmara Municipal do Fundão, à Liga dos Amigos de Alpedrinha e também à Junta de Freguesia de Alpedrinha.

Bem Hajam

sábado, 4 de junho de 2011

Feira do Queijo da Soalheira 2011




O Grupo Coral da Soalheira esteve presente na 3ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, tivemos como pano de fundo a bela Capela da Nossa Senhora das Necessidades, sob a direcção da Maestrina Carla Duarte.

domingo, 19 de dezembro de 2010

18 de Dezembro de 2010




Muito obrigada a todos os que tiveram presentes assim como aos que queriam estar mas por algum motivo não o puderam fazer. Correu muito bem o espectáculo!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Concerto de Natal - SOALHEIRA


O Grupo Coral da Soalheira tem a honra de vos convidar para assistirem ao Concerto de Natal, na Igreja Matriz de S. Lourenço na Soalheira, dia 18 de Dezembro de 2010, Sábado, pelas 21:00.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Concerto de Natal - CAPINHA

O Grupo Coral da Soalheira tem a honra de vos convidar para o espectáculo que se vai realizar no próximo Domingo, dia 12 de Dezembro, na Capinha pelas 16h, na Igreja Matriz.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Encontro de Coros


Venha assitir a um grande espectáculo de música coral, este sábado dia 25 de Outubro no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco às 16:30.

A entrada é gratuita!

Até lá!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Regresso a 5 de Setembro

Caros amigos e coralistas,


Espero que a época das férias vos tenha renovado o corpo e a alma para mais um ano de labuta.
Dia 5 de Setembro, sexta feira , retomaremos os ensaios.

Convido a todos os que apreciam o nosso projecto a se juntarem a nós.
Os ensaios vão passar a ser no espaço de internet.
Lá estaremos às 21h.


Até logo!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

25 de Outubro é a nova data

O 2.º Festival Internacional de Música Coral de Castelo Branco está marcado para dia 25 de Outubro de 2008.
Até breve!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

ADIADO - 2.º Festival Internacional de Música Coral de Castelo Branco

Foi com uma enorme satisfação que o Grupo Coral da Soalheira recebeu e aceitou o convite do Orfeão de Castelo Branco, para participar no seu 2.º Festival Internacional de Música Coral de Castelo Branco.
Estava previsto ter lugar no próximo dia 29 de Junho 2008, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco mas infelizmente e por motivos que são alheios à Organização do evento, foram obrigados a adiar a data do Festival.
A realização será então marcada para depois do Verão, em data a agendar com a maior brevidade possível.


mais informações: http://orfeaocb.blogspot.com/

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Homenagem a Pe. Augusto

No passado sábado, dia 31 de Maio de 2008, o povo da Soalheira, o novo Pároco e demais amigos festejaram os 50 anos de Sacerdócio do nosso querido Pe Augusto Ruivo de Carvalho.

A sua presença na eucaristia alegrou a todos os que puderam vir assistir. Festejou a 14 de Abril de 2008 os 50 anos da sua primeira missa, celebrada em 1958 na Igreja Matriz de Alpedrinha.

Estiveram presentes muitos dos movimentos, que, com o seu entusiamo e coragem, ajudou a nascer como os Escuteiros, as Equipas de Nossa Senhora, etc.

O Grupo Coral da Soalheira não quis também deixar de estar presente, manifestando a sua amizade, tendo-lhe oferecido simbolicamente a partitura da "Soalheira Linda Vila", e lido as seguintes palavras:

""Soalheira Linda Vila", partitura que o Grupo Coral da Soalheira entoa e lhe oferece. Fala da beleza das nossas gentes e da nossa terra que o Sr. Padre tão bem serviu e ama. Obrigada!"

quarta-feira, 23 de abril de 2008

FEIRA DO QUEIJO


9 a 11 de Maio
na
Soalheira

Venda de queijos e produtos derivados, Tasquinhas, Concertos, Animação de rua, Exposições, Visitas a queijarias e Venda de artesanato, são muitas das actividades que poderá encontrar na Vila da Soalheira.

O Grupo Coral da Soalheira fará o seu espectáculo sábado, dia 10, na Capela de Sto. António.


Programa


Sexta-Feira, 9 de Maio

18h00 - Inauguração - Grupo de Bombos “Os Joaquins”
18h30 - Oficinas de Bombos, Pífaros e Flores
21h30 - Música Tradicional Folk - MUSICALBI

Este novo trabalho dos MUSICALBI, assenta numa tónica muito peculiar que é a riqueza tímbrica de todo o espectáculo, facto que se deve à polivalência dos músicos que executam vários instrumentos, nomeadamente a harpa celta, violino, gaita de foles, vozes, flautas, guitarra, piano, bandolim, bouzuki, baixo, acordeão, bateria e percussões de vários países.

Sábado, 10 de Maio

10h00 - Abertura da Feira - Passagem de Rebanho
10h30 - Tosquia,
Oficinas de Bombos, Pífaros e Flores
15h00 - Jornadas do Queijo
17h30 - Actuação do Grupo Coral da Soalheira
18h00 - Demonstração e prova da feitura do Queijo e Travia
21h30 - Concerto “Romance da Pastora”

O Romance da Pastora é uma fantasia musical, que tem por base as paisagens sonoras da transumância. O conteúdo musical está ancorado no cancioneiro tradicional, o qual nos remete para este imáginário.

Domingo, 11 de Maio

10h00 - Abertura da Feira
10h30 - Oficinas de Bombos, Pífaros e Flores
16h30 - Actuação do Rancho Folclórico da Soalheira
19h00 - Encerramento

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Manta de Ourelos - RCB

No próximo sábado dia 19 de Abril das 11h às 13h pode ouvir o programa "Manta de Ourelos" que a Rádio Cova da Beira realiza quinzenalmente.

Esta semana o programa dedica-se inteiramente à Vila da Soalheira, com um leque alargado de convidados, representantes de várias instituições como a Junta de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Queijeiros, o Rancho Folclórico, as flores da Soalheira, o Escutismo, a Paróquia e a Comissão fabriqueira, e claro, o Grupo Coral da Soalheira que se fará representar pela Presidente Filipa Melo, pela Maestrina Ema Casteleira e pelo grande cantor e compositor Arlindo de Carvalho.

Terá oportunidade de conhecer a Vila da Soalheira, os seus projectos e actividades desenvolvidas na Vila.

Haverá reposição do programa das 20h às 22h do mesmo dia.

Oiça o programa na frequência 92.5 ou 107.0 ou através da Emissão Online do site da RCB em qualquer lugar do Mundo: